Blog
Gestão Empresarial
CONCILIAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO: O QUE É?

CONCILIAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO: O QUE É?

7 minutos para ler!

CONCILIAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO: o que é?

A conciliação de cartões de crédito e débito é uma prática imprescindível para todas as empresas que buscam um alinhamento entre crescimento, controle e saúde financeira.

Os decisores que desejam continuar expandindo seus empreendimentos, devem dar muita atenção a uma conferência assertiva das transações realizadas via cartões de crédito e débito.

Dessa maneira, se sua empresa ainda não faz a conciliação de cartões de crédito e débito, ou ainda desconhece essa prática, fique calmo! Nesse artigo você irá aprender tudo que precisa saber sobre conciliação de cartões.

CONCILIAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO

A conciliação de cartões de crédito e débito é uma ferramenta que permite confrontar os dados e valores referentes as vendas que foram realizadas através de cartões de crédito e débito.

O objetivo central da conciliação de cartões de crédito e débito é conferir se o valor total das vendas via cartão de crédito e débito foi pago pelas operadoras, e assim, recebido pelo vendedor.

Esse processo abarca 3 pilares centrais: a conciliação de vendas, conciliação de recebimentos e a conciliação bancária.

3 PRINCIPAIS ETAPAS

Conciliação de Vendas:

A primeira conferência diz respeito ao registro da venda. Nessa ação, é feita a checagem das informações presentes no sistema de vendas com o extrato emitido pelas máquinas de venda.

Conciliação de Recebimentos:

A conciliação de recebimentos confronta os detalhes registrados no extrato de venda com o extrato de pagamento das operadoras dos cartões de crédito e débito, anunciando o recebimento das transações.

Conciliação Bancária:

A conciliação bancária faz a checagem do extrato de pagamento das operadoras e confronta com o extrato de recebimento dos bancos. Essa conferência é capaz de informar discrepâncias nos valores que foram recebidos na conta, em comparação com os valores informados pelas operadoras no extrato de pagamento.

CONCILIAÇÃO DE CARTÕES COMO RECURSO DE GESTÃO

Não ter um controle financeiro do montante recebido através das vendas oriundas dos cartões de crédito e débito dificulta, e muito, o exercício de prospectar caixas futuros, checar as taxas cobradas pelas operadoras e fazer a mensuração final dos lucros de cada operação.

TEMPO: UM BEM PRECIOSO

Os decisores já entenderam que tempo é realmente um bem muito precioso, e nesse sentido, utilizar uma solução em conciliação de cartões de crédito e débito faz com que você tenha um controle preciso das movimentações financeiras oriundas das vendas com cartões, de maneira rápida e eficiente.

Esse tipo de solução supera a lentidão dos registros manuais, poupando muito tempo.

RISCOS DE NÃO TER UMA CONCILIAÇÃO DE CARTÕES

Não possuir em sua gestão uma solução em conciliação de cartões de crédito e débito pode gerar alguns inconvenientes, que te proporcionarão dor de cabeça e podem virar prejuízos severos.

Alguns deles são:

  • Receber valores errados na conta bancária;
  • Cobranças de taxas erradas;
  • Cobranças de taxas abusivas;
  • Fraudes nas operações;
  • Falta de controle;
  • Charge Back: A venda é cancelada pela operadora (charge Back) e você não foi avisado;
  • Inexistência do registro da venda nas operadoras.

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PRECISAM DE CONCILIAÇÃO DE CARTÕES?

Com toda certeza. Não é porque sua empresa ainda movimenta pouca receita via vendas com cartões de crédito e débito que você não precisa ter o controle total.

Crescer com saúde e controle financeiro deve ser seu objetivo.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVO FAZER AS CHECAGENS?

Não existe uma regra que determine quantas vezes você deve efetuar o controle num determinado período de tempo. Isso varia de empresa para empresa, levando em consideração suas necessidades e volume de transações.

Entretanto, controle financeiro é sempre um grande aliado.

Nesse sentido, realizar o controle financeiro semanalmente pode ser um divisor de águas na gestão do seu negócio.

Um controle semanal das movimentações permite que você tenha uma visão mais completa da sua movimentação financeira e ainda possibilita que os possíveis problemas sejam resolvidos mais imediatamente.

Diminuir ao máximo qualquer perda de numerário por erros deve ser o foco central de uma gestão financeira comprometida com o sucesso.

QUAL SOLUÇÃO ESCOLHER PARA TE ATENDER?

Antes de contratar qualquer solução para realizar a sua conciliação de cartões de crédito e débito, você deve analisar minuciosamente alguns pontos:

  • Qual a reputação no mercado da empresa prestadora?
  • Qual a reputação no mercado da solução apresentada?
  • Qual a autoridade da empresa no segmento?
  • Quais são os cases de sucesso?
  • Como é o acesso ao suporte?
  • Qual a frequência você pode acessar seus dados?

Esses elementos serão seus aliados no processo de tomada de decisão sobre qual solução contratar.

CONCILIAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO: UMA SOLUÇÃO PARA CONTROLE E CRESCIMENTO

Depois de ler esse artigo, você deve ter entendido a importância, para qualquer empresa (independentemente do seu tamanho e volume de transações), fazer a conciliação com os cartões que opera.

Esse tipo de conferência garante ao decisor a precisão necessária no controle financeiro das operações, o que facilita a organização financeira e proporciona dados e elementos suficientes para a elaboração de um planejamento estratégico mais assertivo.

Tenha uma gestão financeira eficiente com base no controle das transações via cartões de crédito e débito.

Se tiver interesse em crescer seu negócio com controle e saúde financeira, conheça nossa solução em conciliação de cartões de crédito e débito!

Clique aqui e fale com a gente!

05 / Fev / 2021
Pedro Mendonça

Comente esta publicação

Fale Conosco