Blog
05
Dez
2022
Gestão de Estoque: 5 dicas para reduzir custos

Gestão de Estoque: 5 dicas para reduzir custos

Uma gestão de estoque eficiente e assertiva é um dos principais elementos que irão compor o sucesso da empresa, sua saúde financeira e seu crescimento com competitividade no mercado.
.
O estoque é responsável por uma parcela significativa dos investimentos da organização, seja em material, maquinário e pessoal.
.
Para ajudar na sua gestão de estoque, a Principal Software, empresa produtora de softwares para gestão e controle comercial e industrial, atuante no mercado há mais de 25 anos e com um portfólio de mais de 700 empresas atendidas, preparou esse material com 5 dicas para reduzir custos com seu estoque.

Controle total de Entradas e Saídas no Estoque

.O controle total de todas as entradas e saídas de mercadorias/insumos que transitam pelo seu estoque é importantíssimo para que a sua gestão seja assertiva.
.
Mantenha o seu controle alimentado e atualizado o tempo todo. Todas as entradas e saídas devem ser computadas imediatamente, para evitar eventuais falhas, prejuízos e discrepâncias entre o estoque físico e o estoque fiscal.
.
Obviamente, essa tarefa será muito mais fácil se você contar com uma solução que automatize esse processo.
Manter o estoque devidamente controlado será importante para uma série de fatores, como: as informações e dados que servirão como base para a tomada de decisão gerencial, gestão de vendas, gestão de compras, estabelecimento de processos e etc.

Zere os Excessos e Faltas de Estoque

Tanto o estoque em excesso como o estoque faltante são falhas gerenciais que podem acarretar em prejuízos severos.
.
.Estoque em Excesso:
.Estoque em excesso, ou seja, parado, significa o seguinte: muito capital estacionado. Esse capital poderia ser investido em outros setores, como por exemplo: apoio maior ao setor de vendas, maior aporte ao marketing e etc, ou seja, áreas que impactam diretamente o crescimento financeiro da empresa.
.
Outro fator importantíssimo a ser analisado na situação de estoque em excesso, sãos os gastos que esse capital parado proporciona rotineiramente, como:

Vencimento de data de validade;

Quebras;

Perdas;

Avarias;

.De forma geral, trabalhar com um estoque excessivo representa uma chance maior de fracasso, o que aumentará seus custos e ainda fará com que perca competitividade num mercado cada vez mais assertivo e com menos margens para equívocos.
.
..Estoque em Falta

O oposto do problema supracitado também pode representar uma dor de cabeça inconveniente, porém facilmente evitável.
O estoque faltante tende a criar 3 situações extremamente desagradáveis para os empresários:

  • Perda de confiança;
  • Perda da clientela;
  • Perda de credibilidade no mercado;

.Quando um fornecedor não tem um produto para vender, o cliente entende que a organização gerencial daquela empresa deixa a desejar. Sem contar que o cliente só pensa em uma coisa: ter sua necessidade suprida.

Quando ele tem sua necessidade frustrada, o primeiro encaminhamento é buscar por outra empresa que possa fornecê-lo o que deseja e precisa.
Assim, sua empresa que por má gestão de estoque operou com estoque faltante perde clientes e a credibilidade no mercado.

.Atenção ao Inventário

O inventário físico do estoque deve ser realizado de forma periódica, ou seja, de tempos em tempos previamente estabelecidos.
O inventário será seu grande aliado no monitoramento do seu volume de estoque, para evitar os erros gerenciais citados no tópico anterior deste artigo.
Outro fator importantíssimo e que justifica a periodicidade da elaboração do inventário é a possibilidade de descobrimento de possíveis irregularidades.
Com esses dados em mãos, os processos de segurança podem ser aperfeiçoados, e os controles mais bem definidos e alinhados.
Fazer a contagem física do estoque afim de elaborar o inventário é uma tarefa que, comumente, demanda um investimento alto de tempo.

Entretanto, não precisa ser assim, pelo contrário! No próximo tópico eu apresentarei e explicarei o motivo.

Tenha um Software Especializado em Controle e Gestão de Estoque

Contar com um software de auditoria, controle e gestão de estoque certamente é a principal dica deste artigo, uma vez que uma solução como essa consegue condensar todos os itens anteriores, ou seja, proporcionando a sua gestão de estoque o nível de precisão e assertividade que o mercado exige e demanda.

O Auditor do Estoque - Software de Controle e Gestão de Estoque da Principal Software, é a solução precisa para os empreendedores que precisam ganhar assertividade na gestão deste ativo tão importante e caro.
O Auditor do Estoque, por exemplo, faz a contagem do estoque físico, um trabalho que costuma demandar um investimento altíssimo de tempo e mão de obra, através da leitura de código de barras pelo seu celular, ganhando em precisão e acelerando muito o processo.
Além disso, o controle das entradas e saídas de produtos/matéria prima é feito através dos arquivos XML's de entrada e saída, acelerando o processo de baixa do estoque.

Por fim, para ganhar assertividade no planejamento estratégico, o Auditor do Estoque proporciona ao decisor 9 indicadores de performance, que servirão como bússola para traçar objetivos e metas, alinhando com precisão expectativas e a realidade.

Quer saber mais? Nos mande uma mensagem!


Pedro Mendonça

Comente essa publicação

Entre contato