Blog
26
Set
2022
Sistema de Informações Gerenciais: conheça os benefícios

Sistema de Informações Gerenciais: conheça os benefícios

Sistema de Informações Gerenciais: conheça os benefícios
.

Empreender não é sinônimo de facilidade, muito pelo contrário. Mesmo tendo conhecimentos aprofundados e expertises práticas na área de administração de empresa, as demandas do cotidiano acabam, por vezes, deixando o dia dos decisores extremamente corrido e ocupado com tarefas operacionais.

Como dito, os decisores perdem muito tempo com funções operacionais e acabam por ter pouco tempo ? ou quase nenhum, para analisar informações gerenciais a fim de traçar estratégias mais assertivas para o crescimento do seu negócio.

Por essa razão, contar com um sistema de informação gerencial que armazene, trate e forneça dados e informações gerenciais com qualidade, precisão e rapidez, será o diferencial entre o crescimento e a estagnação.

.

Sistema de Informações Gerenciais: o que é?

.

O objetivo central de um sistema de informação é diagnosticar e, posteriormente, analisar como e quais os impactos diretos da utilização de tecnologias da informação na elaboração dos processos gerenciais e planejamentos estratégicos.

Por esse motivo, pode-se afirmar que o principal elemento do sistema de informação gerencial é a informação: rápida, qualificada e precisa.

.

De onde vem as Informações?

.

Essa é uma pergunta interessante a ser respondida.

As informações se constroem a partir da relação e interação entre pessoas, sistemas de controle e gestão (comercial e industrial), tecnologias e processos.

As informações gerenciais darão a consistência necessária para alinhar expectativas, traçar metas e elaborar as estratégias de ação e posicionamento no mercado.

.

Elementos do Sistema de Informações Gerenciais

.

O sistema de informação pode operar com inúmeros elementos, dentre eles: sistemas de controle e gestão (comercial e industrial), softwares, hardwares, banco de dados e etc.

Nessas opções acima citadas, as informações são armazenadas e tratadas de forma digital, o que facilita o acesso e garante maior precisão.

.

Pilares do Sistema de Informações Gerenciais

.

Como dito anteriormente, o sistema de informação gerencial é um grande responsável por produzir, armazenar e tratar as informações da empresa.

Por esse motivo, existem alguns pilares fundamentais que devem ser levados muito a sério no processo de produção e análise dos dados e informações gerenciais, e são eles:

.

Tempo

.

Como dito no início do artigo, grande parte dos decisores ficam reféns das rotinas operacionais do seu negócio, o que faz que tenham muita dificuldade em conseguir fazer uma análise estratégica das informações gerenciais.

Em muitos casos, eles têm dificuldade inclusive de acessar as informações.

Por esse motivo, é de extrema importância que os decisores tenham acesso imediato e sem burocracias as informações gerenciais necessárias.

.

Controle

.

Tenha isso em mente: não existem informações e dados gerenciais sem controle.

Rotinas e processos bem elaboradas, assimiladas e funcionais, permitem ao decisor ter em mãos o controle operacional do seu negócio, e já aprendemos que a relação entre pessoas, processos e tecnologias é a grande responsável por produzir informações de qualidade, seguras e confiáveis.

.

Assertividade

.

O sistema de informações gerenciais deve gerar informações e dados relevantes à empresa, e com esses dados em mãos, os decisores terão o embasamento necessário para estabelecer metas e planejamentos com o objetivo de ganhar assertividade e competitividade no mercado.

.

Tipos de Relatórios

.

O sistema de informação gerencial apresenta seus dados e informações através de relatórios, que devem ser utilizados como verdadeiras bússolas gerenciais, ou seja, devem nortear as metas e planejamentos a curto, médio e longo prazo.

Os relatórios que os sistemas de informações gerenciais oferecem são:

.

Relatórios de Exceção:

.

Esse tipo de relatório, como o nome já sugere, é um modelo que apenas é gerado quando o decisor precisa e solicita informações específicas de determinado processo ou transação.

.

Relatórios Programados:

.

Os relatórios programados consistem no modelo tradicional ? e mais usado, de apresentação das informações gerenciais. Eles têm uma determinada frequência e são tomados para análises rotineiras.

.

Relatórios em Pilhas:

.

São os relatórios em que os dados e informações gerenciais são empilhados, ou seja, enviados e armazenados na estação de trabalho digital dos decisores, o que faz com que os gestores tenham acesso ao material toda vez que precisarem, ganhando autonomia no processo.

.

Informes e Respostas por Solicitação

.

Esse modelo de relatório apresenta as informações de acordo com as solicitações diretas do decisor. Assim sendo, o relatório por informes e respostas por solicitação, apresenta uma visão geral, o que facilita as análises gerais, de forma rápida e objetiva.

.

Quais os tipos de Sistemas de Informações Gerenciais existem?

.

Como dito anteriormente, existem vários tipos de dados e informações, e eles operam em níveis diferentes, por esse motivo, existem tipos de sistemas diferentes.

Cada um deles tem suas particularidades, o que possibilita ao decisor optar pela melhor solução para seu empreendimento.

De forma resumida, pode-se afirmar que existem alguns tipos de sistemas de informações gerenciais que são amplamente difundidos e conhecidos pelas empresas. Infelizmente, poucas a utilizam para o planejamento estratégico, limitando-os as rotinas operacionais.

.

Veja quais são:

.

ERP (Enterprise Resource Planning)

.

Os sistemas Enterprise Resource Planning, mais conhecidos como ERP, são softwares de controle e gestão comercial e industrial, que operam com os processos, dados e informações gerenciais da empresa.

Em seus módulos são armazenados e organizados os dados e informações.

Os processos que o ERP concentra facilita toda a operação da empresa, uma vez que armazena, organiza e dá dinamicidade às informações nele contidas.

Um exemplo categórico da dinamicidade que um sistema de controle comercial e industrial proporciona a empresa é no momento da venda: assim que o comercial da baixa no pedido de venda, todos os outros departamentos já são acionados.

.

Leia mais sobre a importância de contar com um sistema de controle comercial e industrial.

.

SIG

.

O SIG, mais conhecido como Sistemas de Informações Gerenciais, são direcionados especificamente para dar suporte e sustentação nas tomadas de decisão.

São utilizados para o planejamento estratégico, fornecendo dados e informações gerenciais através de planilhas, relatórios e gráficos.

.

CRM

.

Os softwares Customer Relationship Management, mais conhecidos como CRM, são sistemas que automatizam os processos e funções que organizam o contato com os clientes, coletando e armazenando contatos e seus históricos comerciais.

Muitas empresas utilizam o CRM para encontrar organizações parceiras para ações estratégicas que sejam coerentes com o planejamento estratégico traçado, a fim de atender necessidades de clientes de forma prévia.

.

SCM

.

Os sistemas Supply Chain Management, SCM, tem a função de integrar os processos que dizem respeito a fornecedores, seja de produtos ou serviços.

O software SCM, como dito acima, integra os dados sobre os fornecedores e fabricantes, o que garante melhor relacionamento com esses fornecedores e garante a qualidade e entregas dentro do prazo.

Esse tipo de sistema auxilia também na manutenção do estoque, pois assegura a entrega da quantidade certa, no momento certo.

O SCM é composto pelos sistemas de gestão e controle comercial e da produção de suprimentos e componentes, conseguindo elaborar desde a previsibilidade de vendas, elaboração do inventário até as ações de redução de custos e despesas.

.

Sistemas de Informações Gerenciais e a sua empresa

.

Após ler esse artigo sobre os sistemas de informações gerenciais, você deve ter entendido a importância de contar com um sistema que armazene, trate e proporcione informações e dados de qualidade, fidedignos e de forma rápida.

Contar com um sistema de gestão e controle comercial e industrial, que reúne e concentra as informações gerenciais do seu negócio, além de melhorar muito seu relacionamento com os clientes, ainda potencializa e dinamiza o cotidiano operacional da sua empresa.

O melhor: permite que os decisores analisem as informações gerenciais para a tomada de decisão mais acertada no determinado momento.

Ter acesso rápido às informações gerenciais garantem a empresa eficiência e ganho exponencial de competitividade, fatores que serão determinantes para a sobrevivência e crescimento do seu empreendimento.

.

E tem mais: as micro e pequenas empresas precisam contar com um sistema de controle comercial e industrial que reúna as informações gerenciais com assertividade, para que o planejamento estratégico alinhe com exatidão as expectativas e possa traçar metas e planos que conduzam o negócio ao crescimento.

.

Sistemas de controle não são apenas para grandes empresas!

.

Que tal conhecer o nosso Sistema de Controle Comercial e Industrial Know How, o software desenvolvido pela Principal Software, que garante a precisão das informações gerenciais em menos de 5 cliques!

.

Ficou com alguma dúvida? Nos mande uma mensagem!


Pedro Mendonça

Comente essa publicação

Entre contato