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10
Abr
2023
Gestão do tempo e produtividade: 6 dicas infalíveis

Gestão do tempo e produtividade: 6 dicas infalíveis

As técnicas de otimização do tempo estão diretamente ligadas ao ganho de eficiência e assertividade na elaboração do planejamento e na execução das rotinas

Veja a seguir como administrar melhor o tempo e a produtividade na sua empresa!

Gestão do tempo

A gestão do tempo e a produtividade, como dito anteriormente, são quesitos importantíssimos no dia a dia das organizações. Muitos colaboradores deixam de executar tarefas importantíssimas, ou acabam tendo que cumprir horas extras para dar conta de todas as obrigações.

Quando isso ocorre de forma recorrente em alguma empresa, é preciso a avaliação: será que está mesmo faltando tempo? Ou o problema consiste na má gestão do tempo?

Executar uma boa gestão do tempo significa saber utilizá-lo a seu favor de forma consciente:

  • Ganho de produtividade e performance;
  • Otimização de tarefas e rotinas;
  • Redução do nível de estresse e ansiedade gerados por atrasos e retrabalhos.

A gestão do tempo é imprescindível para os controles e rotinas da empresa, saber reconhecer as prioridades e estar preparado para os desafios diários.

Gestão do tempo e a produtividade

O tempo é um dos principais recursos do qual é preciso dispor, diariamente, para a realização das tarefas e demandas profissionais. Por esse motivo, a gestão assertiva do tempo garante disciplina, pontualidade, eficiência e ganho de produtividade.

A gestão eficiente do tempo é primordial para o seu sucesso profissional e desenvolvimento da sua empresa.

O ganho de produtividade também está associado à sua capacitação para o trabalho que desenvolve, a quantidade de horas que gasta para realizá-las e ao seu nível de atenção na execução.

A gestão do tempo impacta na produtividade quando existe planejamento e organização dos afazeres, tarefas e rotinas, com o objetivo de ganhar performance, assertividade e reduzir custos.

A seguir, você encontrará 6 dicas infalíveis para a gestão do tempo e a ganho de produtividade na sua empresa!

1. Defina prioridades

As rotinas das empresas, em alguns momentos, apresentam uma demanda muito alta de rotinas e coisas a serem feitas, a ponto de ser impossível executar tudo ao mesmo tempo.

Quando isso acontece, é muito importante que os decisores e gestores saibam definir, com clareza, as prioridades com o objetivo direto de melhorar a gestão, ganhando tempo e produtividade.

Quando a listagem de prioridades estiver estabelecida, você e seus colaboradores saberão exatamente quais são as tarefas prioritárias e quais podem esperar. Essa logística impactará diretamente na sua gestão do tempo e no ganho de produtividade.

2. Planejamento e Revisão semanal

Para uma gestão eficiente do tempo e produtividade, é muito importante que os planejamentos sejam efetuados alinhando as expectativas e necessidades da empresa.

Outro fator muito importante neste processo, é a periodicidade: tanto da elaboração do planejamento como de suas revisões.

Sugere-se que semanalmente seja elaborado um planejamento de atividades, analisando pendências, projetos e demandas.

Esse modelo de organização garante aos gestores e decisores uma visão mais ampla e assertiva dos processos e prazos ao decorrer da semana, o que cria a possibilidade de um ajuste de rota quando necessário.

3. Foco e atenção

O Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres apresentou os resultados de uma pesquisa, e comprovou o mito multitarefas. O estado multitarefa pode reduzir em até 40% o índice de produtividade.

Esse estudo reforça a sugestão: não faça várias coisas ao mesmo tempo!

Por mais que o estado de multitarefa dê a ilusão de produtividade, saiba que está perdendo performance, portanto, perdendo produtividade!

4. Delegue tarefas

Para uma eficiente gestão do tempo e produtividade, é preciso que você delegue tarefas, funções e rotinas. Empreendedores são líderes, e para quem ocupa esse papel, é fundamental saber o melhor formato para que os resultados coletivos sejam maximizados.

Um bom líder precisa saber delegar as tarefas para as pessoas certas e delimitar os prazos certos.

5. É possível fazer agora? Então faça!

Quando uma tarefa surgir de forma repentina, que pode ser realizada em um tempo curto e ainda é percebida como emergencial: faça naquela hora! Essa é lei da não procrastinação. Se for rápido e emergencial, faça. Se for uma demanda que leva tempo, planeje e execute. Assim, você ganhará muito na otimização do seu tempo!

6. Tenha um Software de Gestão e Controle

Uma das melhores formas para conseguir otimizar a gestão do tempo e ganhar produtividade nas rotinas e demandas empresariais é contar com um Software de Gestão. Essa solução proporciona dinamicidade aos seus colaboradores e a precisão no controle das informações.

Com o Know How ? Software de Gestão Empresarial da Principal Software, você consegue automatizar todos os seus processos de gestão e ter acesso rápido as informações gerenciais, que serão utilizadas para a melhor tomada de decisão, aumentando a produtividade, maximizando resultados e reduzindo tempo e custo.

Invista em um software de gestão empresarial e integre com excelência todos os processos da sua empresa, delegue tarefas, automatize ações: deixando o fluxo de trabalho mais bem alinhado e definido, com certeza você ganhará produtividade, performance e reduzirá custos.


Pedro Mendonça

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