Blog
16
Jan
2023
Como fazer conciliação de cartões?

Como fazer conciliação de cartões?

As vendas com cartões de crédito e débito se dão através das maquininhas de cartão, e junto a elas, métodos específicos de controle de vendas.

Muitos negócios que não se adaptaram a essa forma de pagamento, acabaram não resistindo e tiveram que fechar as portas.

Entretanto, muitos dos empreendimentos que aderiram as maquininhas de cartão ainda tem um gargalo muito grande quando se trata de fazer o controle preciso dos pagamentos recebidos.

A maioria das empresas ainda utiliza o método manual de controle, o que deixa uma fresta muito grande de erros, que pode colocar em risco o caixa da empresa.

O controle preciso dos pagamentos recebidos, tanto a crédito como a débito, são fundamentais para as empresas!

As vendas com cartões de crédito e débito podem ter muitas operações, como por exemplo: compras a prazo, a vista, cancelamentos, estornos ? de diversas bandeiras!

Por essa razão, contar com um serviço eficiente de conciliação de cartões de crédito e débito pode ser o diferencial para o sucesso financeiro do seu negócio.

O que é a conciliação de cartões?

A conciliação de cartões é a verificação exata da movimentação operada por meio de crédito ou débito, com o intuito de fazer a conferência se a transação foi devidamente paga pela operadora do cartão.

A conciliação de cartões é a melhor maneira de evitar prejuízos com compras através dos cartões de crédito e débito, e de controlar com segurança e eficiência parte da saúde financeira da empresa.

Ainda, a conciliação de cartões automatizada possibilita uma varredura completa, eficiente e rápida de toda a movimentação de vendas com cartões de crédito e débito, garantindo maior segurança e ainda otimizando rotinas, uma vez que minimiza erros e acelera procedimentos.

Contar com uma solução de conciliação de cartões ainda proporcionará a sua empresa um ganho de produtividade em escala.

Tudo que você precisa saber sobre o que é conciliação de cartões!

Importância da conciliação de cartões

De maneira geral, a grande importância de contar com uma solução que realize a conciliação de cartões de forma automática e segura, é poder ter informações suficientes e precisas para administrar com exatidão o fluxo de caixa da empresa.

É a saúde financeira da empresa que está em jogo.

Abaixo você entenderá mais especificamente alguns pontos da importância da conciliação de cartões de crédito e débito.

Taxas do cartão

Como foi apresentado anteriormente, são diversas bandeiras que atuam no mercado, e cada uma delas trabalha com uma determinada taxa de operação.

Em resumo: provavelmente você não sabe de cabeça qual taxa é referente a qual cartão e operação, o que deixa o caixa da sua empresa vulnerável e suscetível a erros de repasse.

Além do fato que realizar a conciliação de cartões de maneira manual irá custar um bem precioso: tempo.

Encontrando erros

A conciliação de cartões elucida possíveis erros nas operações de vendas, como duplicidade de venda e cancelamentos não previstos.

Ter em mãos essas informações gerenciais auxiliam o decisor a solucionar a questão com maior assertividade e em menos tempo.

Valor descontado é igual ao previsto?

A conciliação de cartões permite ao contratante ter a exata noção se o valor que está sendo descontado em suas vendas está em pleno acordo com o acertado em contrato.

Por exemplo: se foi assinado um contrato que assegura uma taxa de 3% na transação, mas em conferência com o valor recebido, percebe-se que foi descontado 3,3%.

Essa diferença não pode acontecer, e sem a conciliação automática de cartões, essa discrepância pode passar despercebida e ainda aumentar em outras oportunidades.

Valor por data

A conciliação de cartões permite ao gestor ter o controle preciso do valor de repasse por data. Um consumidor paga parcelado em dez vezes e um outro paga à vista: o dinheiro não entra de uma vez só na conta, mas aos poucos, o que suscita um controle minucioso.

Centralização das informações

Entre todas as facilidades e benefícios, a conciliação de cartões atua como uma espécie de plataforma na qual as informações de vendas são centralizadas e verificadas, independente de quais operadoras de cartão sejam.

De forma objetiva: a conciliação de cartões garante maior segurança financeira para o negócio.

Como fazer a conciliação de cartões

Bom, você já entendeu a importância de contar com uma solução automática de conciliação de cartões no dia a dia de qualquer empresa.

Nesse momento, você aprenderá a como fazer uma conciliação de cartões.

Vamos a um exemplo prático e recorrente na maioria das empresas que vendem através de cartões de crédito e débito.

Imagine que sua empresa trabalhe com a máquina de cartão X, e essa operadora lide com um uma taxa de 2% no débito.

Determinado cliente vai até sua loja e efetua uma compra no débito no valor total de R$30,00.

O vendedor então, emite o comprovante e guarda-o junto aos outros todos que já foram impressos.

Nesse momento, é hora de alimentar a solução de conciliação de cartões de crédito e débito com as informações necessárias para a efetuação da conciliação.

Pronto!

O sistema irá efetuar a conciliação de acordo com as informações que foram adicionadas. Ele irá prever um recebimento no valor de R$29,94, na data exata de repasse.

Esse tipo de conciliação automatizada reduz custos e tempo, além de minimizar erros e otimizar resultados através de assertividade, deixando o caixa da empresa sempre atualizado com as informações precisas.

Conciliação de cartões da Principal Software

Nós, da Principal Software, oferecemos ao mercado a melhor solução em conciliação de cartões de crédito e débito!

Nossa solução confere e audita todos os valores de transações que ocorreram através de pagamento com cartões de crédito e débito, em todas etapas: desde a venda até o depósito pela operadora na conta do contratante.

Você, nosso cliente, não precisará fazer nada! A automatização do processo, garante que você não precise preencher planilhas ? que são suscetíveis a erros ?, anotar em caderninhos ou coisas do tipo.

Todas as informações que desejar estarão a um clique de distância, inclusive com alertas para possíveis erros apontados.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Nossa equipe especializada está pronta para receber e solucionar suas dúvidas com precisão e rapidez que você precisa.


Pedro Mendonça

Comente essa publicação

Entre contato