Vendas Online: Como manter o faturamento em meio à crise!
Crise Econômica
Como dito anteriormente, a disseminação do novo Coronavírus (COVID 19) causou uma crise enorme em todos os setores da economia brasileira. Entretanto, foram os pequenos e micro empreendedores que registraram os maiores prejuízos.
O isolamento social (medida de contenção frente a disseminação do vírus), obrigou ? e ainda obriga ? diversas empresas a fecharem suas portas por períodos determinados de tempo.
Esse fechamento repentino fez com que empresas já estabelecidas no mercado, registrassem prejuízos severos e quedas exponenciais no faturamento.
Novos Hábitos Do Consumidor
Durante a pandemia, muitos consumidores deixaram de ir até as ruas efetuarem suas compras, o que impactou diretamente o faturamento do comércio e da indústria.
Essa situação se deu por duas razões principais:
Medidas restritivas de funcionamento dos serviços não essenciais;
Medo de contaminação.
Diante desse cenário, os consumidores optaram por mudanças em seus hábitos de consumo, e a principal alteração foi: efetuar suas compras pelo espaço virtual, recebendo o produto em casa. Sem nenhum esforço e reduzindo drasticamente a chance de contaminação.
É certo que o momento da pandemia não inaugurou as vendas online, uma vez que diversas empresas ? tanto nacionais, quanto internacionais ? já lucram alto com as plataformas e ferramentas digitais.
Entretanto, o resultado da equação medo de contaminação + restrição de funcionamento potencializou as vendas online. Inclusive dentre os consumidores mais receosos às vendas pelo e-commerce.
Como Vender De Portas Fechadas
Muitas empresas no Brasil não tem uma alternativa viável de venda que substitua as portas abertas ao público. Esse foi um fator crucial para o insucesso de diversos empreendimentos no mercado nacional nesse período.
Como dito anteriormente, a pandemia do novo Coronavírus potencializou o e-commerce, através dos novos hábitos dos consumidores.
As plataformas de vendas online passaram a ocupar um lugar central no faturamento das empresas, sendo responsáveis por manter o negócio vivo e, em alguns casos, até registrar faturamentos mais expressivos.
Não Descuide Do Seu Estoque
Para aumentar seu faturamento durante a crise vendendo online, será preciso uma atenção especial ao seu controle de estoque, e isso tem uma razão clara: o meio digital permite que você alcance uma quantidade muito maior de leads, ou seja, de clientes em potencial.
Assim, se você está acostumado a operar com uma quantidade X de estocagem, saiba que esse valor pode sofrer alterações.
Na melhor das hipóteses, depois de construir uma presença virtual vendedora, a sua média de estoque pode ficar abaixo da demanda tradicional.
Aqui vai uma dica valiosa: o Auditor Online do Estoque é um software de auditoria de estoque que apresenta, sem digitação, 9 indicadores estratégicos que apoiam uma gestão eficiente na redução dos investimentos e maximização dos resultados econômicos.
Saiba mais sobre o Auditor Online do Estoque clicando aqui.
5 Fatores Essenciais Para Vender Pela Internet:
Alguns pontos são essenciais para você registrar um aumento de faturamento através do e-commerce. São eles:
Atenção ao cliente:
Você precisa entender quem são seus potenciais clientes, onde estão e por conseguinte: como agem, procuram e compram na internet.
Presença em todas as plataformas:
As redes sociais deixaram de ser plataformas onde as pessoas apenas compartilhavam eventos sociais e tornaram-se máquinas poderosas de venda.
Isso significa que ter uma presença digital intensa e assertiva, em todas as redes que seus potenciais clientes acessam, será essencial paras suas vendas e, consequentemente, para aumentar seu faturamento.
Comunicação com os clientes:
A comunicação precisa ser bastante clara e adequada a sua persona. Parece besteira, mas não é. Um exemplo: como seus clientes comprarão de você utilizando as plataformas digitais, se não foi informado que suas redes vendem?
Explore canais de vendas:
A ferramenta mais utilizada continua sendo o telefone. Você precisa garantir um atendimento telefônico rápido.
Entretanto, as mídias sociais oferecem aos consumidores outras possibilidades de contato, como mensagens diretas, via redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e etc).
Responder com velocidade as mensagens diretas, zerando qualquer dúvida referente à disponibilidade, preço e entrega, pode ser o diferencial que fará com que o consumidor compre o seu produto e não o do concorrente.
Além do último fator: muitos jovens estão comprando, diariamente, nas plataformas digitais. E, para esse público, fazer uma ligação telefônica é algo muito atrasado?
Crie uma estrutura de vendas online:
O e-commerce veio para ficar. Decisores de todos os ramos e nichos já entenderam a nova dinâmica do mercado.
Ter uma estrutura de vendas online irá facilitar muito as ações do dia-a-dia da sua empresa e registrará lucros recordes.
Uma estrutura de vendas online percorre todas as áreas da sua atuação, desde o controle efetivo dos seus materiais em estoque, possuir várias redes digitais em pleno funcionamento até um treinamento para abordagens online efetivas (conversões no 1×1, ações de marketing planejadas e etc.).
Os empreendedores que não começarem a cria sua estrutura agora, irão experimentar uma desvantagem comercial significativa.
Invista Na Presença Digital Da Sua Empresa
Se você chegou até aqui, é sinal de que está realmente interessado em aumentar seu faturamento através do e-commerce, e esse é o primeiro passo para uma jornada de sucesso.
Não esqueça: construa uma presença digital vendedora e atente-se especialmente ao seu controle de estoque!