Blog
18
Jul
2022
Disponibilidade da NFe na SEFAZ: como monitorar?

Disponibilidade da NFe na SEFAZ: como monitorar?

Disponibilidade da NFe na SEFAZ: como monitorar?

.

A SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é o órgão público que responde pela arrecadação de impostos de empresas que comercializam serviços e produtos. Dessa forma, por ele permitir a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe), você precisa saber como monitorar a disponibilidade da NFe na SEFAZ.

É possível dizer, então, que a SEFAZ também participa do monitoramento desse documento fiscal. Assim, fazer consultas manuais das NFe depende da disponibilidade da SEFAZ, uma vez que ela necessita estar estabilizada para ser realizada.

Ademais, você entenderá como monitorar a disponibilidade da SEFAZ e qual a importância de fazê-lo ao longo deste blog.

.

Monitoramento da disponibilidade da NFe na SEFAZ

.

É importante que você saiba que os serviços ofertados pela SEFAZ ? WebServices ?, podem ficar indisponíveis por algum tempo.

Por esse motivo, quando a WebServices está fora do ar, o andamento das transações que dependem diretamente do órgão é impactado. Como exemplo, pode-se citar o monitoramento da disponibilidade da NFe na SEFAZ.

Além disso, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento fiscal que só pode ser emitido após uma autorização da SEFAZ da sua unidade federativa.

Dentro desse contexto, as empresas conectam-se com os servidores da SEFAZ e pedem a autorização para a emissão da NFe. Entretanto, se a WebServices estiver fora do ar, o envio é impossibilitado, por exemplo.

.

Verificando o status da WebServices da SEFAZ

.

Como dito acima, os serviços prestados pela SEFAZ via WebServices podem ficar indisponíveis sem avisos prévios e sem previsões de retorno.

.

Acessar o Portal da SEFAZ

.

Para efetuar a consulta da disponibilidade da NFe na SEFAZ, é preciso primeiro acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda. Após isso, basta clicar em "Consultar Disponibilidade".

.

monitorar-disponibilidade-da-nfe-na-sefaz

.

Observe as legendas:

.

legenda-disponibilidade-da-nfe-na-sefaz

.

Siglas utilizadas:

.

*SVAN - SEFAZ Virtual Ambiente Nacional
*SVRS - SEFAZ Virtual Rio Grande do Sul
*SVC - SEFAZ Virtual de Contingência

UF que utilizam a SVAN - SEFAZ Virtual do Ambiente Nacional: MA

UF que utilizam a SVRS - SEFAZ Virtual do RS:

.

- Para serviço de Consulta Cadastro: AC, ES, RN, PB, SC
- Para demais serviços relacionados com o sistema da NF-e: AC, AL, AP, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE, TO

Autorizadores em contingência:

  • - UF que utilizam a SVC-AN ? SEFAZ Virtual de Contingência Ambiente Nacional: AC, AL, AP, DF, ES, MG, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
    - UF que utilizam a SVC-RS ? SEFAZ Virtual de Contingência Rio Grande do Sul: AM, BA, CE, GO, MA, MS, MT, PE, PR

.

Como monitorar a disponibilidade da NFe na SEFAZ de forma automática?

.

No dia a dia dos negócios, a pergunta que muitos empreendedores se fazem é: como ter um controle eficiente de Notas Fiscais Eletrônicas? E, por meio dessa pergunta, surge dada a necessidade de um controle eficiente dos documentos fiscais da empresa.

Nesse sentido, o Sistema de Controle Comercial e Industrial Know How, na hora de enviar os documentos fiscais, retorna se o servidor estiver indisponível, alertando da indisponibilidade momentânea.

Lembrando que, quando o documento fiscal não estiver disponível para consulta manual, será necessário retornar ao processo quando o serviço for disponibilizado.

Para conhecer mais sobre como o Sistema de Controle Comercial e Industrial Know How pode te ajudar a monitorar a disponibilidade da NFe na SEFAZ, basta clicar aqui!


Pedro Mendonça

Comente essa publicação

Entre contato