Blog
Gestão Empresarial
SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL: O QUE É E POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL: O QUE É E POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Sistema de Gestão Comercial: o que é e por que é tão importante?

Que os avanços tecnológicos invadiram as empresas e seus processos, ninguém mais tem dúvida. Os decisores compreenderam muito bem esse fenômeno, e as corporações já estão trabalhando para ajustarem-se as novas demandas e necessidades do mercado.

Com esse novo cenário, cada vez mais tecnológico e concorrido, o sistema de gestão comercial ganhou uma importância imensurável para as empresas que decididas em registrar lucros progressivos.

A percepção de que contar um software de gestão comercial pode ser grande divisor de águas entre o sucesso e fracasso na gestão comercial das empresas, muitas soluções são encontradas no mercado.

Caso você tenha chegado a esse blog pois procura maiores informações sobre softwares de gestão comercial, eu vou deixar 2 avisos:

Primeiro: não são todos iguais!

Segundo: pesquise bastante para tomar a melhor decisão para sua empresa!

Ter em mente esses dois pontos te ajudará muito a escolher o melhor sistema de gestão comercial, mais completo e que atenderá perfeitamente as suas expectativas e necessidades!

Conheça nosso software de Gestão Comercial: Know How!

O que é um Sistema Comercial?

Um sistema comercial é uma solução utilizada por empresas e corporações com o objetivo claro de exercer o controle e a gestão das movimentações de venda.

O sistema de gestão comercial permite as empresas, independentemente do seu porte, tempo de mercado e setor de atuação, gerir completamente suas transações, auxiliando muito o controle e possibilitando ganho de assertividade, credibilidade e competitividade no mercado.

O sistema de gestão comercial tem como objetivo exercer o controle e facilitar a gestão das movimentações de venda, como dito acima. Agora, existem alguns diferenciais que são muito importantes.

Vou dar um exemplo: o software Khow How emite relatórios completos de venda por períodos determinados de tempo, e as operações que acontecerão naquele dia (contas a pagar e a receber, por exemplo), e contando com o diferencial de apresentar esses dados em forma de gráficos, facilitando muito a visualização.

Sistemas de Gestão Comercial: características para o seu negócio

Como dito acima, sistemas de gestão comerciais não são todos iguais, ou seja, existem variações de funcionalidades, o que pode levar sua empresa a optar por um software mais completo e avançado ou por uma solução mais simples.

Pense comigo: não existe uma regra fixa e universal que direcione qual software te atenderá da melhor forma possível. Essa opção deve ser tomada com base nas necessidades específicas do seu negócio e alinhada com as expectativas no que diz respeito ao controle e gestão comercial.

Segue algumas funcionalidades que o Know How, sistema de gestão comercial da Principal Tecnologia, possibilita com ferramental de execução, extremamente úteis para o ganho de desempenho por parte da empresa:

  • Fluxo de Caixa (contas a pagar e a receber);
  • Controle de Estoque;
  • Controle de validade dos produtos;
  • Curva ABC;
  • Centro de Custo e também Classificação Financeira (Plano de Contas);
  • Controle de Cartões de Crédito (Conciliação);
  • Integração com Bancos via CNAB para envio e recepção de títulos de cobrança;
  • Lançamentos em Regime de Caixa e Regime de Competência
  • Atualização automática de preço;
  • DRE - Demonstrativo de Resultado Econômico.
  • Atualização de preço por grupo de produtos;

Todas essas ferramentas auxiliam e muito para produzir dados concretos e seguros que servirão como fonte de análise para projeções futuras e produção de planos estratégicos de crescimento.

Diferenciais: redução de custos e ganho de tempo

Outros dois fatores que justificam com bastante veemência a utilização de um sistema de gestão comercial são: redução de custos e ganho de tempo.

Uma solução que concentre todas informações digitalmente, com segurança e praticidade reduz custos em inúmeras operações, desde impressões desnecessárias até o controle exato para não perder materiais por prazos de validade e etc.

No cotidiano de qualquer empresa e de seus decisores, o tempo é um bem precioso. Contar com um sistema de gestão comercial economiza muito tempo em organização de contas a pagar e a receber, por exemplo. Essa economia de tempo permite aos decisores usarem esse tempo analisando dados ao invés de ter que sistematiza-los.

Da Indústria ao Comércio

Ter como recurso de administração um sistema de gestão e controle comercial é uma necessidade de qualquer empresa decidida em registrar lucros e crescimentos exponenciais.

Isso significa que, desde corporações que produzam bens (industrias) até empresas que estão na ponta vendendo (comércios), ter um sistema de gestão e controle comercial é importantíssimo.

Atente-se: recursos de gestão, controle e competitividade nunca são demais.

Pequenas empresas precisam de um Sistema de Gestão Comercial?

Como dito anteriormente, qualquer decisor que deseje crescer precisa optar por ter uma ferramenta de gestão comercial.

Em muitas empresas pequenas, mesmo movimentando um numerário menor e com menos processos, costuma ter problemas de organização. Saiba: se o setor comercial da sua empresa estiver desorganizado o crescimento é muito dificultado.

Por essa razão, os pequenos empreendedores não devem se dar ao luxo de se perder com falta de organização.

Uma solução de gestão e controle comercial poupa energia poupa energia e proporciona organização.

Pequeno empresário que almeja crescer: pense como um grande player.

Como escolher a solução certa para seu negócio?

Escolher a solução ideal para maximizar seu controle e instrumentalizar sua gestão comercial é uma decisão muito importante para o presente e futuro do seu negócio.

Não existe uma solução que seja universal. Dito isso, você precisa elaborar, de forma muito clara, quais são as suas necessidades e expectativas com o software a ser contratado.

Para isso, leve em consideração:

As suas necessidades com o sistema

Isso mesmo. O sistema de gestão comercial precisa atender as suas necessidades e expectativas. Ele possui todas as funcionalidades que você e sua empresa precisam para registrarem lucros recordes? Esse questionamento deve ser um elemento decisor para uma escolha precisa.

Qual a reputação dessa solução no mercado?

Decisores efetivamente interessados em vencer não podem se dar ao luxo de errar. E, contratar um sistema de gestão comercial é um passo importantíssimo rumo ao sucesso. Para minimizar a margem de erro, é preciso que você tenha ciência da reputação dessa solução no mercado.

As empresas que um dia contrataram essa solução, estão satisfeitas e a recomendam? A reputação do sistema de gestão comercial no mercado deve ser um elemento decisivo na sua escolha.

Como escolher a fornecedora certa para seu Sistema de Gestão Comercial?

Depois de ter dado o primeiro passo, que consiste em entender a importância de ter um sistema de gestão comercial como recurso de controle e gestão, está na hora de escolher em qual fornecedora escolher para solucionar seus problemas.

Como os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das corporações, de todos os setores e segmentos, principalmente nos processos de gestão, muitas empresas atuam no mercado oferecendo e fornecendo soluções em sistemas de gestão comercial.

Com um número cada vez maior de fornecedoras no mercado, como escolher a que melhor te atenderá? Talvez você se faça essa pergunta. Se você está com essa dúvida, pode ficar tranquilo: a seguir elencarei alguns pontos a serem levados em consideração para que você tome a decisão certa na sua contratação.

Procure com Assertividade

Escolher a fornecedora que irá solucionar sua necessidade de controlar e gerir de forma eficiente e eficaz o seu sistema comercial, não é uma tarefa que deve ser executada com imediatismos.

Avalie a Reputação da Fornecedora no Mercado

Avalie com critério a reputação da fornecedora no mercado. Há quanto tempo ela oferece esse serviço com a excelência necessária? Quais são os cases de sucesso que essa possível fornecedora tem a apresentar?

Avalie o Suporte da Fornecedora

Como se trata da contratação de um sistema de gestão e controle comercial, ter um suporte que seja ágil e eficiente deve ser um diferencial para a sua tomada de decisão.

Avalie a Implementação

Atualmente as empresas que fornecem soluções em softwares e sistemas de gestão optam por uma implementação mais ágil, remota e dentro da disponibilidade do cliente.

Avalie a Parametrização

A parametrização dos dados é um fator fundamental na implantação do seu novo sistema e na organização dos seus arquivos e dados. A Principal Tecnologia, por exemplo, trabalha toda a parametrização junto com o seu contador, ajudando-o na coleta das informações e na identificação do enquadramento fiscal e tributário aos quais sua empresa está obrigada.

Avalie o Treinamento

Este tópico é muito importante, preste bem atenção: não adianta você investir em um sistema de gestão comercial que solucione todas suas necessidades e supere suas expectativas se os seus colaboradores não tiverem a expertise necessária para operarem o sistema.

Assim, o treinamento que a fornecedora deve te oferecer precisa ser de excelência, perpassar todas as funcionalidades do software e zerar as dúvidas dos operadores com exemplos práticos.

Quando devo trocar de Sistema?

Quem vive o cotidiano de qualquer empresa, conhece com suficiente embasamento quais são as dificuldades encontradas no dia-a-dia.

E com o uso de softwares e sistemas não é diferente.

É importante deixar claro que um software de gestão e controle comercial não tem um prazo de validade, ou seja, enquanto ele te atender não há necessidade de troca.

Entretanto, quando você e seus colaboradores começarem a perceber que o sistema atual não está mais solucionando suas demandas, não perca tempo atoa. Procure por uma nova solução que supra suas necessidades e que supere suas expectativas.

Um software aquém da sua necessidade pode atrasar e dificultar seu crescimento no mercado.

O próximo passo é Seu!

Agora que você já sabe tudo que o precisa sobre sistema de gestão comercial, chegou seu momento de avaliar se está na hora de contratar essa solução. Ou, se caso já tenha, se ela ainda te atende como seu negócio precisa!

O nosso software de gestão comercial Know How é a solução exata e segura para que seu negócio registre lucros altos e cresça!

Saiba mais sobre o Knwo How clicando aqui!

Se tiver alguma dúvida, nos mande uma mensagem!

12 / Fev / 2021
Pedro Mendonça

Comente esta publicação

Fale Conosco